PRÉ-SEMINÁRIO DE LISBOA

PELA FÉ… COM S. PEDRO, SOBE A JERUSALÉM


 

O tempo da Quaresma é essencial na vida daqueles que seguem o Senhor. Não por ser um tempo fora do comum, mas porque está em relação com a Páscoa e nos lança para ela. Para vermos a glória do Senhor que se manifesta na sua morte e ressurreição, não podemos ficar parados a vê-l´O levar até ao fim, com a entrega de Si mesmo, a vontade do Pai. É preciso também nós seguirmos com Ele, ainda que o caminho seja a subir.

Sabemos que num percurso a subir, não podemos simplesmente deixarmo-nos ir, com o balanço, pois isso não chega. Existe até o risco de acabarmos por nos deixar fazer descer para o lado contrário, que não puxa nem exige de nós. É necessário então colocarmos as nossas forças e todo o nosso ser na meta do Alto, não vacilar, nem olhar para trás, para conseguirmos subir.

Pedro também subiu… subiu a Jerusalém…subiu não porque era forte e destemido (e de facto era…), mas porque do Alto sentiu a voz do Pai, que o fez acompanhar Jesus até ao dom total da sua vida. Não foi uma subida fácil, nem clara na sua compreensão. No entanto, se não o tivesse feito, não contemplaria nem perceberia o segredo da vida de Jesus que só se vê totalmente na sua Páscoa.

Todos conhecemos o velho ditado popular “A descer, todos os santos ajudam”… Pois bem, nesta Quaresma, e mudando a lógica, atreve-te com S.Pedro a subir com o Senhor, completando a Sua Paixão na tua própria vida e deixando-O ajudar-te a também tu não temeres a cruz. Se lá chegares acima, verás que todo o teu caminho, ainda que difícil, valeu bem a pena, porque aí poderás saborear a Páscoa na tua vida.

Pe. Fernando Escola, março de 2013

Share This