PRÉ-SEMINÁRIO DE LISBOA

PELA FÉ… COM MARIA, PERMANECE


 

Um grupo de amigos foi passear pela floresta. Depois de algumas horas a andar distraídos, pensaram em regressar a casa. Como não tinham marcado o caminho, tentaram regressar exactamente pelo caminho feito, de acordo com o que se recordavam. Só que uma floresta tem árvores demasiado parecidas, trilhos que não se distinguem, pedras com a mesma forma… Às tantas, estavam perdidos… Andando alguns metros, e não encontrando a saída, mudavam de direcção, na esperança de que a saída fosse para outro lado… Como não a encontravam voltavam a mudar de direcção… e outra vez… e mais outra… Um dos rapazes do grupo, o João, lembrou-se do que a sua mãe lhe ensinara: “Se te perderes, num momento de aflição, permanece na rota, com os outros, e encontrarão a saída”. Partilhou o ensinamento da mãe com os outros… mas estes não quiseram saber… Andavam alguns minutos numa direcção, e não encontrando saída, ou começando o caminho a ser difícil, por ser sempre igual, ou por não verem logo onde ia dar, mudavam de direcção, apostavam noutra hipótese…

Quando finalmente seguiram o conselho da mãe do João, caminharam muito, cansados de seguir sempre na mesma direcção, vacilaram muitas vezes, tiveram a tentação de mudar de rota, mas porque permaneceram apesar das dificuldades, dúvidas e cansaços, encontraram a saída. Descobriram que o caminho mais longo e fiel, o caminho em que se permanece, o caminho em que a esperança não é trocada pelo medo, em que a voz do conselho de quem já fez caminho, e tem a missão de nos conduzir, não é calada pela minha voz, esse é o caminho da vida, da fé, que nos faz crescer.

Amigo pré, neste mês dedicado a Nossa Senhora, somos desafiados a ouvir a voz do Bom Conselho, a voz de Maria, que nos indica o Caminho, o Rumo, que  nos mostra quem devemos seguir, em quem devemos permanecer: Jesus.

É tempo de permanecer!

Quem quer vir? Quem quer sair do emaranhado confuso em que às vezes vivemos, para permanecer até ao fim, e descobrir, Pela Fé, a alegria de ser discípulo fiel?

Espero que tu queiras!

Pe. Rui de Jesus, maio de 2013

Share This