PRÉ-SEMINÁRIO DE LISBOA

CRESCER NA LIBERDADE ATÉ À ESTATURA DE CRISTO


 

Donde venho? Quem sou? Para onde vou?

Já encontraste respostas para estas perguntas que nos animaram no último encontro de formação? Já sabes qual é a tua Verdade? Pois, conforme descobriste na caminhada que fizemos, este é um caminho sempre a recomeçar e nunca verdadeiramente terminado, mas que urge percorrer diariamente de forma decidida. Espero, por isso, que ao longo destas últimas semanas tenhas dado mais alguns passos na descoberta dessa Verdade, que é Deus na tua vida e o que Ele te revela acerca de ti próprio. Até porque só na descoberta dessa Verdade poderás crescer na autêntica Liberdade, como nos diz o próprio Senhor: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” (Jo 8,32).

“Je suis un homme libre” – Assim se expressa um dos monges cistercienses, no filme “dos homens e dos deuses”,  quando conversa com o seu superior acerca da sua escolha de permanecer no mosteiro, ainda que sob o risco real de sofrer o martírio. Não posso deixar de perguntar: O que é um homem livre? Aquele que faz o que lhe apetece em cada momento? Aquele que não vive de acordo com as regras exteriores que lhe são propostas? Aquele que obedece exclusivamente à sua vontade, ao seu coração ou à sua razão?

Segundo o testemunho desse monge livre é aquele que ousa obedecer à Verdade mais profunda de si mesmo e por isso não vive escravo de sentimentos ou apetites, vontades egoístas ou regras impostas. Livre é aquele que foi libertado por Cristo e agora vive a liberdade dos Filhos de Deus, numa relação de intimidade com o Pai e de proximidade com os irmãos. Livre é aquele que sabe donde vem e para onde vai e por isso, com vontade alimentada pela esperança, coração dilatado pelo amor e razão iluminada pela Fé caminha corajosamente em direcção à meta que é Cristo e a Vida que só Nele se pode encontrar.

Amigo Pré, é esta liberdade que procuras?

Um abraço amigo de quem muito deseja que cresças na autêntica liberdade até à estatura de Cristo.

Pe. Filipe Santos, outubro de 2013

Share This