PRÉ-SEMINÁRIO DE LISBOA

O PRÉ EM SAÍDA… COM O BOM SAMARITANO


 

“Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando foi abordado por salteadores que depois de o assaltarem, deixaram-no maltratado… De entre três viajantes que passavam por ali, houve um que se aproximou dele e prestou-lhe os cuidados de que necessitava…” Resumo desta forma uma passagem bíblica onde podemos identificar um homem caído por terra e três que estão “em saída” duma terra para chegar a outra. Todos eles têm compromissos e responsabilidades, bem como, possivelmente, uma hora estabelecida para chegarem ao seu destino. Todos eles olharam a situação e sentiram pena daquele pobre homem injustiçado e violentado. Mas apenas um ousou parar…

Pode acontecer que, nas saídas que escolhemos, haja outra possibilidade de saída, que apareça de surpresa. E nesse caso, somos desafiados a deixar o que tínhamos como projecto inicial, para podermos agarrar um outro caminho.

O homem desta história, alterou a sua vida, reformulou as suas prioridades, tornou-se disponível para uma situação que se apresentou como inesperada. E dessa forma, ele mostra-nos como o amor vai para além do que eu controlo e preparo, para me tornar disponível para as surpresas que Deus vai colocando no nosso caminho. Se assim não for, caímos num amor que é apenas teórico, mas que não se torna vivido.

O mesmo é dizer que não há uma verdadeira saída da nossa parte, se não temos espaço para a reflectir e rezar em cada momento, pedindo a Deus que nos oriente, confirme e reconduza, se for caso disso, no caminho traçado. Mesmo quando isso parece não vir na melhor altura, nem da forma mais apropriada.

Deixo por isso, esta pergunta a ressoar até ao nosso próximo encontro de formação: Será que na nossa saída, já existe este olhar capaz de reconhecer a cada momento, onde é que Deus me chama a colocar o outro em primeiro lugar?

Pe. Fernando Escola, novembro de 2014

Share This