PRÉ-SEMINÁRIO DE LISBOA

O PRÉ EM SAÍDA… COM JOÃO BAPTISTA


 

Continuamos em dinamismo de saída! Depois de termos aprendido a sair do nosso bem-estar para o Bem do próximo, com a ajuda do Bom Samaritano, somos agora desafiados a colocar os olhos em São João Baptista. Com ele, em pleno tempo de Advento, é altura de assumirmos sem medo a nossa vocação profética, sendo a voz por meio da qual a PALAVRA se revela hoje aos homens do nosso tempo.

Vivemos hoje num mundo demasiadamente ruidoso, que quase nos sufoca e nos vai alienando das grandes aspirações do coração humano. É o mundo da comunicação, onde toda a informação está disponível à distância de um clique, mas onde curiosamente muitas vezes não há espaço para a escuta: Fala-se muito… escuta-se pouco! No meio de tantas palavras vai faltando espaço para Aquela PALAVRA que ressoa no silêncio e que rasga nas nossas vidas um horizonte de esperança. É precisamente essa PALAVRA, que é Cristo, encarnada no seio da Virgem Maria e anunciada por João Baptista, que urge acolher e anunciar. Não te esqueças que é esta a PALAVRA que brilhou no meio das trevas e que continua hoje a iluminar a tua vida e a vida de todos os homens. É esta PALAVRA que te revela não só quem é Deus mas, sobretudo, quem tu és, pelo que que ignorá-la seria permanecer na escuridão em relação à tua própria vocação como homem.

Aqui está, portanto, o desafio para a próxima etapa deste caminho em saída: Com João Baptista sai do barulho das palavras que dispersam para o silêncio da PALAVRA que converte, ilumina, fecunda, frutifica e aponta um caminho de esperança na tua vida. Acredita, que só assim acontecerá Natal na tua vida, pois só assim a PALAVRA se faz carne na tua vida como aconteceu com Maria.

Pe. Filipe Santos, dezembro de 2014

Share This