PRÉ-SEMINÁRIO DE LISBOA

O PRÉ EM SAÍDA… COM MARIA


 

Correr e saber agradecer.

Aproximamo-nos do final do ano no Pré-Seminário. É tempo de fazer balanços e avaliações, procurando olhar os momentos mais decisivos ao longo destes meses. Podemos fazê-lo de acordo com as nossas impressões. Ou podemos aprender a ver este ano com a ajuda do próprio Senhor.

Acontece muitas vezes ficarmos presos aos nossos objectivos e, por causa disso, desanimarmos quando não vemos o resultado que queríamos. Se foi este o caso, arriscava dizer: “graças a Deus que assim foi”. Digo-o porque mais do que tomarmos consciência do que fomos capazes de alcançar, é necessário reconhecermos o que é que deixámos o Senhor fazer em nós. Mesmo não tendo acontecido nada de muito invulgar ou extraordinário neste ano, houve ou não espaço para deixar Deus falar-me e fazer-se ao caminho comigo? Se sim, então o ano valeu a pena.

Outro aspecto a ter em conta é que o final desta etapa não nos pode deixar comodamente instalados ou resignados pelo facto de termos cruzado a meta. Pelo contrário, deve deixar-nos com mais vontade de continuar a caminhar com o Senhor: «corro para ver se O alcanço, uma vez que já fui alcançado por Ele» (Fil 3, 12).

É hora de saber agradecer por tudo aquilo que este ano proporcionou. E nisso estão incluídas as dificuldades e os momentos de desânimo que também nos assolam tantas vezes. Só assim podemos crescer, vivendo com fé aquilo que vai sendo a nossa caminhada e aceitando que tudo o que faz parte da nossa experiência, altos e baixos, é aproveitado por Ele para nos fortalecer na descoberta da vontade de Deus para nós.

Como estou eu então nesta recta final do campeonato? Acolho o que o Senhor me dá a viver, de forma gratuita, ou tento sempre negociar com Ele uma solução para a minha vida que me seja mais conveniente?

Pe. Fernando Escola, maio de 2015

Share This