PRÉ-SEMINÁRIO DE LISBOA

PELA FÉ… COM ABRAÃO PÕE-TE A CAMINHO


 

O que se faz com os fracos: deitam-se fora?

Tenho que me perguntar: para que é que eu vivo? Se vivo só para procurar ser o melhor em tudo, se vivo apenas para ter sucesso, então corro o risco de “deitar fora” aqueles que me podem atrapalhar, me podem atrasar no desejo de ser o mais bem sucedido. Convido-te a estares com atenção às notícias durante esta semana: o que é que costumamos fazer com os fracos?

Se são fracos, põem-se de parte, escondem-se, deixam-se para trás, ou até, matam-se, quando ainda não se podem defender (como acontece no aborto). Jesus convida-nos a outra atitude, pela palavra de São Paulo: Eu, o prisioneiro no Senhor, exorto-vos, pois, a que procedais de um modo digno do chamamento que recebestes; com toda a humildade e mansidão, com paciência: suportando-vos uns aos outros no amor, esforçando-vos por manter a unidade do Espírito, mediante o vínculo da paz. Jesus chama-te a olhar para os outros e a amá-los, sabendo que todos têm as suas fraquezas. O outro nunca é lixo, nunca… mesmo quando é fraco, muito fraco. Suportar com paciência as fraquezas do próximo, será o próximo desafio.

Ninguém é para deitar fora! Todos precisamos de ser suportados. Também eu não sou para deitar fora, porque as minhas fraquezas serão oportunidade para outro crescer na paciência, e me suportar.

Pe. Rui de Jesus, janeiro de 2016

Share This