SEMINÁRIO DOS OLIVAIS

SICUT NOVELLAE OLIVARUM

INSTITUIÇÕES DE LEITORES E ACÓLITOS


 

Foram instituídos, no Seminário dos Olivais, seis novos leitores e dois novos acólitos, entre os alunos do 4º e 5º ano, em celebração presidida, no passado dia 16 de março, pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

TESTEMUNHO DE JOÃO QUINTAS (instituído leitor no Seminário dos Olivais)

“Nesta hora da caminhada vocacional partilho com todos aqueles que lêem estas breves palavras a alegria de hoje poder servir a Igreja de Lisboa no ministério de leitor.

Na última quarta-feira, juntamente com outros irmãos com quem caminho no Seminário dos Olivais, fui mandatado pelo Patriarca D. Manuel Clemente a proclamar a Palavra de Deus a fim de que Ela se torne viva no coração dos homens. Recordando as palavras do D. Manuel na homilia da missa da dita instituição, este caminho passa sempre por acolher as Palavras de Cristo que escutamos: permanecer na Palavra, conhecer a Verdade que esta nos libertará (Jo 8, 31-32).

Hoje sou chamado a ser servo da Palavra para que ela me liberte. Ela é que me envolve e me capacita para a missão. Por isso encerro esta pequena partilha pedindo orações e fazendo votos de uma Santa Páscoa, que seja um tempo de libertação para viver a Vida nova que o Pai nos oferece em Cristo Jesus, na força do Espírito Santo.”

TESTEMUNHO DE JOÃO RAMALHO (instituído leitor na Sé de Santarém)

“O meu nome é João Ramalho e recebi a instituição de leitor no Domingo da Alegria. Pessoalmente, acho estou pouco familiarizado com a Palavra de Deus, mas também é verdade que ela me entusiasma e move.

Foi no confronto com a Palavra que entrei no Seminário. Estava a procurar como seguir mais o Senhor e o confronto com o Salmo 90 (“o Senhor te cobrirá com suas asas”) é decisivo na minha vida.

No Domingo, o Evangelho era o do Filho Pródigo. Este filho fui eu, talvez ainda o seja um pouco, mas receber a misericórdia do Pai é a esperança onde coloco a minha vida. Em verdade consolo, mas preciso de ser consolado, ensino, mas preciso de ser ensinado, amo, mas com uma necessidade enorme de amor.

O Pai vem ao meu encontro e acolhe-me nos braços. Espero humildemente um dia ser mensageiro da Misericórdia do Senhor, nos modos a que for chamado. Espero confiadamente viver a fé enraizado na Palavra. Espero alegremente anunciar agora a Palavra de Deus que é toda ela Palavra de Misericórdia.”

Share This