PRÉ-SEMINÁRIO DE LISBOA

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE MAIO


 

O encontro de formação de maio teve como obra de misericórdia – corrigir com caridade os que erram. Chegados a Penafirme, já depois do almoço, vimos alguns vídeos onde fomos confrontados com algumas situações concretas do nosso dia-a-dia: Bullying, racismo e obesidade.

Depois do seu visionamento em três grupos distintos, houve um tempo de partilha e preparou-se um teatro por grupo para apresentar à noite.

Já na catequese vimos que corrigir os que erram é um dever de caridade. Assim, o verdadeiro amor é capaz de corrigir (devemos olhar como Jesus corrige: acolhendo o pecador e denunciando o pecado). Assim, sentimos o apelo à responsabilidade pelo irmão (daí falar-se de correcção fraterna). De igual modo, refletimos acerca das três etapas da “correcção” segundo o Evangelho; o que acontece numa correcção; as dificuldades de corrigir e de ser corrigido bem como, já mesmo a terminar, os frutos da correção fraterna: a paz e a bênção. Por fim vimos que errar é humano mas que o acto de errar desumaniza-nos.

Fizemos a meditação das leituras já na capela e celebrámos Eucaristia.

À noite fizemos as apresentações intercaladas com testemunhos de cada um dos prés, do Pe. Fernando e dos animadores sobre a nossa vivência a corrigir e ser corrigido.

A manhã de Domingo teve futebol onde cada pré teve a oportunidade de estar quase ao nível dos animadores. Depois de irmos a “banhos” tivemos um tempo de leitura continuada do livro Jesus e o meu corpo com reflexão conjunta para melhor vivermos este dom que é o nosso corpo. Depois de almoços fomos “direitinhos” para Festa da Vida e da Família na Casa do Gaiato com toda a Igreja da diocese de Lisboa que com alguma chuva à mistura não deixou de celebrar a Fé.

Pedro Feliciano

Share This