PRÉ-SEMINÁRIO DE LISBOA

O PRÉ EM SAÍDA… COM MISERICÓRDIA – “DAR BONS CONSELHOS”


 

Se há momentos da nossa vida em que sentimos necessidade de pedir conselho a alguém, outros há em que somos chamados a dar conselhos àqueles que estão ao nosso lado. Num e noutro caso, é a procura de uma luz para o caminho que rege a necessidade de pedir ou dar conselhos. Como a última obra de misericórdia, que abordaremos neste ano, no encontro final, é dar bons conselhos, permitam-me que também o faça agora aqui, partilhando convosco três bons conselhos a quem os quer dar aos outros (apresento 3 apenas pelo simples facto do número 3 ter andado nas bocas do mundo, nestes últimos dias).

1.Se queres dar um bom conselho começa por ESCUTAR! Escuta atentamente aquele que te pede um conselho, compreendendo-o profundamente no realismo das suas inquietações. Mas, acima de tudo, escuta interiormente a voz do Espírito que ilumina essa situação e te ajudará a perscrutar aí a vontade de Deus Pai.

2.Se queres dar um bom conselho sê humilde! Lembra-te que não és dono da Verdade e que ao exercitares esta obra de misericórdia estás humildemente ao serviço de uma Verdade bem maior, que te ultrapassa.

3.Se queres dar um bom conselho respeita a liberdade do outro! Lembra-te que aconselhar não significa seduzir, manipular ou forçar a liberdade daquele que pede o conselho. Pelo contrário, estando ao serviço dessa liberdade, respeita sempre o seu espaço pessoal de decisão. Isto é, quem aconselha não decide pelo outro, antes partilha alguns elementos para que o outro possa decidir livremente.

Numa altura em que nos aproximamos rapidamente do final deste ano, desejo que todas as decisões entretanto tomadas tenham sido discernidas pelo Espírito do Bom Conselho.

Pe. Filipe Santos, junho de 2016

Share This