PRÉ-SEMINÁRIO DE LISBOA

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE OUTUBRO


 

No encontro de Outubro, dias 22 e 23, o tema foi “Eu sou a nova Eva e quero que Cristo se forme em ti”.

Começo por vos falar do que foi o encontro. Como vai ser hábito este ano, começámos com a celebração da eucaristia assim que chegámos, como forma de criar comunhão uns com os outros e com Jesus.

Almoçámos e de seguida fomos para uma atividade que era uma espécie de Futuralia, ou seja, um tipo de feira em que as universidades se reúnem para fazer publicidade acerca de si e convencerem as pessoas a estudarem lá. Houve posteriormente um “Shark Tank” onde se apresentaram cinco projetos. Como era de esperar todos os “Sharks” (os animadores) rejeitaram as nossas propostas.

Para compreender o contexto desta atividade tivemos uma catequese em que abordámos três atitudes da vida de Nossa Senhora. A primeira atitude era estar. Maria estava no momento mais difícil da vida do filho que foi também um momento difícil para ela: ver o Filho ser crucificado na cruz. Numa relação com Cristo se nós “não temos tempo para estar” deixamos de viver essa relação. A segunda atitude era escutar. Maria, na Anunciação escutou o que o anjo lhe disse: que seria a mãe do Salvador. Na nossa vida quantas vezes não escutamos Jesus porque estamos muito ocupados. Se sabemos estar mas não escutamos não há relação com Jesus. Por fim a terceira atitude é apequenar-se. Nossa Senhora quando soube que ia ser mãe do Filho de Deus não foi gabar-se lá na sua terra. Maria disse ao anjo: “Eis a escrava do Senhor”, ou seja, se era a vontade de Deus, então ela obedeceu sem alarido. Na nossa vida também temos de nos fazer pequenos fazendo o que Deus quer. E o que tem isto a ver com Eva? Eva, como sabemos, recebe a ordem da parte de Deus de não comer da árvore da sabedoria. Eva não escuta e desobedece para se engrandecer ficando ao nível de Deus (segundo a serpente).

Após a catequese jogámos à bola (um treino para o magusto) e rezámos o terço por companheiros (S. Tiago e S. Pedro).

À noite fizemos uma oração à luz de várias outras atitudes de nossa Senhora, como a obediência e as atitudes dos três pastorinhos, nomeadamente o desejo que o Beato Francisco tinha em estar com Jesus escondido.

No domingo, preparámo-nos para a missa com a lectio divina do evangelho e depois fomos à missa em A-dos-Cunhados.

Assim acabou o nosso encontro. O próximo será o magusto onde se descobrirá quem será o vencedor: Seminário Menor ou Pré-Seminário 🙂

Um Abraço,

Francisco Moutinho

Share This