PRÉ-SEMINÁRIO DE LISBOA

EU SOU A ARCA DA ALIANÇA


 

Maria, a dona de casa…

Habitualmente temos em nossa casa um espaço onde podemos arrumar aquilo que queremos guardar mas que por norma não precisamos de usar regularmente. O sótão, a arrecadação, uma cave… tudo isso serve para ocupar com coisas que achamos que devemos guardar, mas que na prática já estão em modo “pré-lixo”… Uma arca é uma destas peças de mobiliário associada a coisas que arrumamos a um canto e que rapidamente caem no esquecimento.

Na história do povo de Israel, também havia uma Arca, a Arca da Aliança. Era uma espécie de cofre, onde estavam colocadas as tábuas com os 10 mandamentos, ou seja, aquilo que era considerado mais sagrado para o povo. Desta forma, tratava-se de um santuário móvel que acabou por se perder na altura em que o povo foi escravizado e deportado para a Babilónia.

Mas Deus foi mostrando que o verdadeiro lugar da Palavra não é em locais materiais, mas no mais íntimo de nós, no nosso coração. É aí que a Palavra, como semente lançada, tem condições para germinar e não em qualquer outro sítio ameaçado pela traça…

Maria fez esta experiência, carregando em si o próprio Senhor, sendo ela própria uma arca viva. É Ela que nos mostra a importância de deixarmos Jesus habitar na casa que é o nosso coração, onde existem vários compartimentos, mas onde é fundamental haver ligação e harmonia entre todos os espaços. Penso que ninguém conhece uma casa normal onde o corredor não dê passagem para as restantes divisões…

Maria ajuda-nos a tratar da nossa casa interior. Como? Deixando Jesus morar nela e deixando que Ele habite tudo o que faz parte do nosso espaço… E neste momento há um espaço que vai ter maior visibilidade: a “sala” do desporto, onde podes começar a vislumbrar o Magusto. Será um momento desportivo e de convívio, mas em que és chamado a sentir o perfume com que Jesus já vai perfumando a tua casa interior na sua totalidade. O desporto, tal como tudo na vida, deve manifestar a presença de Jesus no teu caminho. E se o viveres deste modo no próximo dia 5, então já alcançaste a vitória!

Pe. Fernando Escola, novembro de 2016

Share This