PRÉ-SEMINÁRIO DE LISBOA

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE NOVEMBRO E RETIRO VOCACIONAL DOS UNIVERSITÁRIOS


 

O tema que marcou o mês de novembro foi “Eu sou a Arca da Aliança… e quero que Cristo ressoe em ti.”

Nos dias 19 e 20, tivemos o Encontro de Formação com os Companheiros de S. Tiago e de São Pedro, e no fim de semana seguinte, de 25 a 27, tivemos o Retiro Vocacional que contou com os companheiros de S. Paulo que já caminham no Pré-Seminário e para mais alguém que se sentisse interpelado por Jesus. Com a ajuda de Maria todos puderam andar a ver onde e de que modo Cristo podia ressoar em cada um.

Assim, no encontro de formação, houve tempo para a catequese e um momento de oração onde rezaram, com a ajuda dos espaços do Seminário, como é que Jesus pode ressoar nos seus afetos, na vontade, na inteligência e na relação com Deus. Este encontro ficou ainda marcado com a participação no Musical do Patriarcado: “Partimos. Vamos. Somos”  de onde os companheiros vieram entusiasmados com a história de tantos que ajudaram a construir a Igreja de Lisboa.

No retiro, os companheiros de S. Paulo, depois de na sexta feira serem introduzidos ao tema, partiram do seminário no sábado, logo de manhã, seguindo o exemplo de Maria depois da Anunciação, e junto ao mar passaram a serra e foram até a casa de uma família que os acolheu – era a casa da “Prima Isabel e de Zacarias”. Na casa de Isabel celebrou-se a Eucaristia, partilhou-se a refeição e as histórias de cada um. Nesse dia ainda houve tempo para ver um filme e terminar com um momento de oração diante do Santíssimo. No domingo foi tempo de um encontro com a Palavra e de partilha. O retiro terminou com a Missa na Catedral de Lisboa onde aconteceu a Abertura do Sínodo Diocesano.

Share This