PRÉ-SEMINÁRIO DE LISBOA

EU SOU A MÃE DE DEUS


 

E se o teu lugar no presépio for o de Maria?

Amigo pré,

Ao contemplar o presépio certamente já te imaginaste no lugar dos pastores ou dos reis magos, que aí vão adorar o Salvador, interpelados pelas palavras do Anjo ou guiados pela estrela. Porventura, até já te viste no lugar de José, e como ele chamado a proteger e a cuidar Daquele Menino. Mas, e se o teu lugar no presépio for o de Maria? Dir-me-ás que à partida é mais difícil identificares-te com esse lugar, até porque se trata de uma Mulher que está a dar à luz…

Pois, mas olha lá bem para ti! Não és tu esse seio materno onde a vida de Cristo foi semeada no Baptismo? Não é em ti que essa Vida divina tem vindo a crescer, ressoando e cristificando paulatinamente as várias dimensões da tua vida? Se assim é, então está na altura de dar à luz essa Vida, isto é, de a dar a conhecer àqueles que se cruzam contigo, para que também eles exultem de alegria com a obra do Espírito Santo em ti. E o que é isso senão evangelizar?! Mais do que falar de doutrinas ou de valores morais é urgente comunicar aos outros uma Vida que nos habita, e que vai dando um sentido novo à nossa própria existência. Façamo-lo então com a simplicidade com que Maria apresenta o Menino aos pastores e aos magos, para que seja por eles adorado.

Caro pré,

Maria é a Mãe de Deus que nos dá Cristo Jesus. E que quer ela senão que nós próprios, em cujas vidas Jesus vai encarnando por acção do Espírito Santo, dêmos à luz Aquela Vida que em nós se vai manifestando. Por isso, neste Natal ousa estar no lugar de Maria e como Ela dá à luz Cristo Jesus.

Santo Natal!

Pe. Filipe Santos, dezembro de 2016

Share This