PRÉ-SEMINÁRIO DE LISBOA

EU SOU A CONSOLADORA DOS AFLITOS…
E QUERO QUE SEJAS MISERICORDIOSO!


 

Conta-se que um homem passeava por uma aldeia e observava atentamente tudo quanto via à sua volta. A certa altura apercebeu-se de uma criança que de forma envergonhada o espreitava. Não dando grande atenção, seguiu o seu caminho. No dia seguinte, o homem viu novamente a mesma criança que de forma tímida o parecia mirar de uma esquina onde não dava muito nas vistas. E, do mesmo modo, o homem continuou o seu passeio. Até que, num outro dia, ao virar para uma rua, se cruzou com a mesma criança, que desta vez, quase foi atropelada por ele. O homem, apanhado desprevenido, deparou-se com a indigência da criança, que vestia uma roupa já em muito mau estado. Assustada com a situação, a criança afastou-se envergonhada pelo que tinha causado. O homem, recompondo-se, foi pensando para consigo como era possível Deus permitir que as crianças pudessem estar sujeitas à pobreza e ao sofrimento. Nessa mesma noite, ainda com a imagem bem presente, perguntou a Deus, confrontando-o: “porque é que não fazes nada para resolver estas situações?”

O silêncio pareceu ser a resposta imediata, mas antes de adormecer, ele ouviu a resposta de Deus, ressoando dentro de si: “Claro que fiz alguma coisa. Fiz-te a ti!”

Este mês temos oportunidade de reconhecer como é que vamos cultivando em nós esta atenção e solicitude face ao que se passa à nossa volta. Não faz sentido andarmos à procura do que Deus quer para nós, se isso nos leva a ficar recolhidos sobre nós e distraídos em relação aos outros. É determinante combatermos uma erva daninha que se desenvolve na nossa vida e à qual se dá o nome de indiferença.

Maria ajuda-nos a um olhar atento, capaz de identificar as necessidades dos outros. E tu, reconheces esta capacidade visual em ti, ou andas em modo “vistas curtas”? “Que cada um não olhe somente para o que é seu, mas possa cuidar também do que é dos outros” (Fl 2,4)”.

Começa já a praticar esta virtude, com a tua presença no encontro de formação, onde te poderás encontrar com aqueles a quem o Senhor te quer enviar…

Pe. Fernando Escola, fevereiro de 2017

Share This