SEMINÁRIO DOS OLIVAIS

SICUT NOVELLAE OLIVARUM

ORDENADO BISPO D. DANIEL HENRIQUES, ANTIGO ALUNO DO SEMINÁRIO DOS OLIVAIS


 

O novo responsável pela Diocese das Forças Armadas e de Segurança, D. Rui Valério, e o novo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, D. Daniel Henriques, foram hoje ordenados bispos no Mosteiro dos Jerónimos.

A celebração foi presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e teve como bispos co-ordenantes D. Manuel Linda, bispo do Porto, e D. José Traquina, bispo de Santarém.

Antes da ordenação, foram proclamados publicamente os mandatos apostólicos, do Papa, por pelo núncio apostólico (embaixador da Santa Sé em Portugal), D. Rino Passigato.

O texto pontifício sublinhou, a respeito de D. Rui Valério, a importância de prover ao “cuidado espiritual dos militares e agentes de segurança”.

O mandato de nomeação episcopal de D. Daniel Henriques referiu as “necessidades da Igreja patriarcal de Lisboa” que levam à escolha de novo auxiliar, em resposta a um pedido do cardeal-patriarca.

O cardeal-patriarca sublinhou, no início da celebração, que desde 1931 não se realizava em Lisboa uma ordenação conjunta de dois bispos (os então auxiliares D. Ernesto Sena de Oliveira e D. João da Silva Campos Neves, ordenados a 25 de julho de 1931), falando num momento que realça a “colegialidade” episcopal.

Na sua homilia, D. Manuel Clemente, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, propôs a todos os participantes a “realeza do serviço” de Jesus, na solenidade de Cristo-Rei do Universo, que encerra o calendário litúrgico católico.

O Reino de Jesus, acrescentou, cresceu por causa da “verdade inteira que transporta” sobre Deus e o ser humano, no que tem “de mais essencial e profundo”.

“Quando isto se esquece ou contrafaz, não crescemos como Igreja de Cristo”, advertiu.

Este reino, sustentou o cardeal-patriarca, acontece em particular onde “a Igreja é pobre e perseguida”.

“O Cristianismo é hoje a religião mais perseguida do mundo”, lamentou.

Agência Ecclesia – ler notícia completa aqui.

@Foto – Arlindo Homem

Share This