SEMINÁRIO DE CAPARIDE

"O JUSTO FLORESCERÁ COMO A PALMEIRA" (Sl 92)

Vigília de Oração no Seminário de Caparide

12 Nov, 2019

Na próxima quinta-feira, dia 14 de novembro, realiza-se no Seminário de Caparide, uma Vigília de Oração pelos Seminários. A celebração inicia-se às 21h30 e todos estão convidados.

A Semana de oração pelos seminários I 10 a 17 de Novembro de 2019

O mesmo Deus que amou de tal modo o mundo que lhe deu o Seu Filho Unigénito continua, ainda hoje, a amar de tal forma o Seu Povo que escolhe, chama, consagra e envia alguns para serem sacramento de Cristo Bom Pastor. Eis a razão pela qual existem seminários: mais do que casas onde alguns vão discernindo a sua vocação e se vão formando à imagem de Cristo, os nossos seminários são um sinal inequívoco da forma como Deus ama e cuida da Sua Igreja. É por isso que o Concílio Vaticano II nos apresenta o Seminário como o “coração da Igreja”, pois por aí passa o pulsar do coração misericordioso de Deus.

Encontramos aqui a razão pela qual somos desafiados a dedicar uma semana de oração por esta intenção particular, que nos compromete a todos porque a todos diz respeito. Antes de mais, somos convidados a reconhecer e a agradecer ao Senhor da messe o dom dos nossos seminários. Sim, agradeçamos a Sua acção misteriosa de coração de alguns, configurando-os com os sentimentos de Cristo Jesus, para o serviço de muitos na Igreja. Ao mesmo tempo, não deixemos de pedir ao Senhor por todos quantos são chamados a fazer caminho nos nossos seminários. Rezemos pelos nossos seminaristas para que tenham um coração dócil para escutar e humilde para servir, e assim se disponham à entrega generosa de si mesmos, segundo a vontade de Deus Pai. E finalmente, não tenhamos medo de suplicar ao Senhor o dom de novas vocações ao sacerdócio. Peçamos pelas crianças e jovens das nossas famílias e da nossa comunidade paroquial para que também aí o Senhor vá despertando o desejo de O seguir na radicalidade da vida entregue por Amor.

Os Seminários são, de facto, um dom de Deus ao Seu Povo. Mas como qualquer outro dom acolhido como tal, não podemos deixar de agradecer e de nos comprometermos cada vez mais. E ao longo desta semana o nosso compromisso passa inevitavelmente pela oração mais intensa pelos nossos seminários. E tudo isto para que ao faltem à Igreja os pastores que ela tanto necessita e que Deus, na Sua infinita bondade, quer continuar a enviar.

Vai acontecer no Seminário

Share This