Suzana Gageiro consagrada na ordem das virgens

Há 7 anos a colaborar no nosso Seminário, Suzana Gageiro foi no dia 25 de Janeiro Consagrada na Ordem das Virgens conjuntamente com Cláudia Franco outra leiga também da nossa Diocese. A Ordem das Virgens foi restaurada após o Concilio Vaticano II e em Portugal foi em 2012 que esta ordem voltou a surgir.

Segundo um último documento emanado da Santa Sé, a mesma ordem é sustentada por mulheres leigas comprometidas e ativas na vida eclesial, que se oferecem à Igreja na pessoa do Bispo para ser testemunho vivo de oração, trabalho e discernimento, no seu quotidiano e nas suas atividades profissionais.

Tendo por base esse testemunho a Ordem das Virgens, em profunda união ao Bispo diocesano colabora na diocese e é imagem da Esponsalidade da Igreja, nos sítios por onde passa e por onde caminha.

Disse o Cardeal-Patriarca na homilia da última consagração no Patriarcado no ano de 2016, que conta com ritual próprio de admissão: “A realidade esponsal é, na vida humana, aquilo que mais exprime o que pode ser a mútua entrega, a vida como um só: a Esposa do Cordeiro, como acontece com Jesus Cristo, que se entrega por todos nós e que de nós espera retribuição semelhante. Esta é uma linguagem comum, para todos nós”. Este carisma passa também por um chamamento à consagração pela virgindade numa vivência celibatária e com obrigação de oração da liturgia das horas.

Suzana Gageiro é oriunda da paróquia de São Lourenço de Arranhó, vigararia de Alenquer onde colabora ativamente e é agora uma das 4 virgens consagradas da nossa Diocese.

 

27 de janeiro de 2020

Share This