PRÉ-SEMINÁRIO DE LISBOA

 

ESTÁGIO DE VERÃO E CAMPANÁRIOS DO PRÉ-SEMINÁRIO DE LISBOA


 

No início do período de férias escolares decorreram em Penafirme três campos vocacionais organizados pelo Pré-Seminário de Lisboa.

Estágio de Verão

As actividades começaram ainda em Junho com o Estágio de Verão destinado a rapazes que irão ingressar nos 7º e 8º anos no próximo ano lectivo. Desenvolvido à volta da vida de S. Francisco Xavier, houve a oportunidade de conhecer melhor o Apóstolo das Índias com um conjunto de catequeses e jogos temáticos com que se aprofundou a temática do Amor de Deus, a fonte que movia S. Francisco no seu trabalho missionário. O estágio contou ainda com a presença dos seminaristas de Penafirme, que auxiliaram na animação do campo. Como já é habitual, houve jogo nocturno e, como não poderia deixar de ser, futebol.

Campanários

O Mundial de Futebol traçou o tom para os dois campanários que sucederam ao estágio: sob o tema “Chamei-te pelo nome, estás convocado” aprofundaram-se as diferentes dimensões da vida do Cristão, que é chamado a fazer parte da equipa do Reino dos Céus: ser filho, ser irmão e ser servo. Além das actividades que já são habituais nos campanários – Missa, catequeses, jogos temáticos e nocturnos – houve ainda oportunidade de aproveitar momentos de praia e de futebol. O segundo campanário, destinado aos mais velhos que irão para o 10º e 11º ano contou ainda com um conjunto de visitas especiais que ajudaram a aprofundar a questão vocacional pelo seu testemunho: D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa, o Cónego José Miguel Pereira, reitor do Seminário dos Olivais e o recém-ordenado Padre João Quintas, antigo animador do Pré-seminário.

Findas as actividades junta-se o grupo que participará nas actividades mensais do pré-seminário no próximo ano lectivo, a começar já em Setembro. Os próximos estágio e campanário onde novos rapazes do 7º ao 11º ano terão oportunidade de conhecer o Pré-seminário serão no período de férias de Natal. Pede-se aos interessados em participar que o comuniquem aos respectivos párocos ou contactem a equipa do pré-seminário através do endereço preseminariodelisboa@gmail.com

Share This