SEMINÁRIO DOS OLIVAIS

SICUT NOVELLAE OLIVARUM

CRONOLOGIA


 

O Seminário dos Olivais conta já com 84 anos de existência, desde a sua fundação, em 1931, pelo Cardeal Cerejeira. Revisite aqui a esta história, a partir das crónicas que foram sendo deixadas e dos arquivos que temos acumulado.

1930 - 1940

24 de Outubro de 1931
Entrada dos Seminaristas no novo Seminário Maior dos Olivais, na Quinta do Cabeço.

25 de Outubro de 1931
Domingo. Festa de Cristo-Rei. Ao fim da tarde os seminaristas começam um retiro de três dias.
O retiro será pregado pelo Cardeal Cerejeira, para «mostrar assim, como disse na sua primeira conferência, o interesse que coloca» no Seminário.

27 de Outubro de 1931
Nomeação do Monsenhor Cónego José Manuel Pereira dos Reis como Reitor do Seminário. O Padre Victor Cadilhac, SS. CC., assume a missão de Vice-Reitor.

30 de Outubro de 1931
Início das aulas. «Mons. Pereira dos Reis tem uma aula de liturgia, uma de eloquência sagrada e duas de história eclesiástica». Para além disso, são ainda professores: Padre Victor: teologia moral e teologia pastoral; Padre Pascal: Direito canónico, canto, teologia ascética e latim; Padre Constant: dogma, francês; Padre François: Sagrada Escritura e Filosofia.

1 de Novembro de 1931
Inauguração e bênção solene do Seminário Maior Patriarcal, com bênção e procissão eucarística no parque. Estava presente o Núncio Apostólico.

20 de Fevereiro de 1932
«Ordenação geral na Catedral» (Presbiterado; Diaconado; Sub-Diaconado; Acólitos e Exorcistas; Tonsura). Mas o novo presbítero não era ainda aluno dos Olivais.

21 de Maio de 1932
«Ordenação por Sua Eminência na Capela do Seminário de António Jesus Lopes, antigo combatente da Grande Guerra, de 39 anos de idade, primeiro padre do novo Seminário Maior dos Olivais, muito piedoso, e foi por causa da sua muita virtude que S.E. o quis ordenar pessoalmente».

28 e 29 de Setembro de 1932
Entrada dos Seminaristas –são esperados oitenta e dois. Ao fim da tarde começa o retiro que deve terminar na manhã de 3 de Outubro.

7 de Abril de 1933
«Os seminaristas foram ao Teatro S. Carlos de Lisboa para ensaiar o concerto de música sacra que vão dar depois de amanhã, com a ajuda das crianças das “Oficinas de S. José”, dirigidas pelos Padres Salesianos. Este concerto foi pedido por S. Eminência seja para melhor dar a conhecer o canto gregoriano em Portugal, seja para receber algumas ajudas em vista da edificação do novo seminário».

9 de Abril de 1933
«Depois do Ofício dos Ramos, terminado por volta das 2 horas, os seminaristas dirigem-se da Igreja de São Domingos de Lisboa para o Teatro São Carlos, o primeiro teatro de Portugal, de reputação mundial. Desde o tempo da monarquia que só eram admitidos a ali actuarem os artistas que tivessem passado pelo Scala de Milão e pela Ópera de Paris. Os nossos seminaristas não são profissionais; contentaram-se em cantar com simplicidade e sinceridade, como se estivessem numa igreja. Tiveram razão em banir todas as pretensões; a sua modéstia e a sua piedade impressionaram o público e foram muito aplaudidos».

23 de Setembro de 1933
«É resolvido que a entrada para o próximo curso tenha lugar por duas vezes – Em 3 de Outubro virão os alunos de filosofia e em 28 de Outubro, vigília da festa de Cristo-Rei os teólogos do 2º, 3º e 4º anos. Daqui até lá o rés-do-chão e os dois primeiros andares serão, segundo o senhor Arquitecto e D. Martin completamente acabados».

22 de Outubro de 1933
«S.E. vem passar a tarde ao Seminário. A inauguração do novo edifício parece retardar-se».

19 de Novembro de 1933
«Missa Cantada. S.E. vem depois de almoço visitar o novo edifício e regressa a Lisboa pouco satisfeito com a lentidão do trabalho».

17 de Dezembro de 1933
«3º Domingo do Advento. Mons. Reitor celebra a Missa com a casula gótica de cor rosa».

10 de Janeiro de 1934
Inauguração da nova Capela no rés do chão do pavilhão A.

23 de Janeiro de 1934
Esta tarde não houve aulas. Mudança geral e instalação no novo edifício.

17 de Setembro de 1935
O Padre João Nunes Ferreira deixa hoje definitivamente o Seminário. É substituído como ecónomo pelo Padre Mourão até agora professor no Seminário Menor de Santarém.

20 de Outubro de 1935
O coral foi a Almada para a inauguração do novo Seminário de São Paulo
Setembro de 1937 – «NB – Há aqui uma interrupção porque o P. Victor Cadillac, Vice-Reitor, autor habitual desta crónica desde o início do Seminário dos Olivais, soube oficialmente nos primeiros dias do mês de Setembro que deveria deixar Portugal para se dirigir à América do Sul onde deverá primeiramente fazer a visita a visita canónica das casas do Instituto (Chile e Peru) e depois ir ajudar o Reitor da Universidade Católica de Lima, talvez com futura sucessão. […] Para o substituir aqui como Superior e Vice-Reitor o Rev. Padre Superior Geral, de acordo com o Cardeal Patriarca, nomeou o Padre Pascal Piriou, SS. CC., professor desta casa desde as suas origens».

10 de Fevereiro de 1939
Por volta das 7h da manhã sabemos a triste notícia da morte do nosso grande Papa. As aulas são suspensas em sinal de luto até segunda-feira 13.

2 de Março de 1939
Esta tarde a rádio informa-nos da eleição do cardeal Pacelli como nosso novo Papa. Alegria de todos.

20 de Julho de 1939
Quinta-feira. Para Sábado próximo o novo refeitório deve estar preparado.

24 de Julho de 1939
O retiro pastoral começou. Estão à volta de 140 padres. Sua Eminência presidiu à refeição no novo refeitório que assim foi praticamente inaugurado.

29 de Julho de 1939
Fim do retiro pastoral (1º turno) – 80º Aniversário do Santo Padre Cruz. Nesta ocasião Sua Eminência quis testemunhar a sua admiração de um modo comovente – em lugar de ser ele a celebrar a missa, como Pontífice e Pastor, e de presidir ao Te Deum que marca o fim do retiro, deixou o Padre Cruz celebrar esta missa, que o Cardeal serviu como um bom menino de coro.

1 de Setembro de 1939
Começo da guerra entre a Alemanha e a Polónia.

6 de Setembro de 1939
O Rev. Padre Pascal, nosso superior, é mobilizado, mas no lugar, felizmente. Todas as manhãs deverá deslocar-se à embaixada de França para fazer o resumo da imprensa portuguesa. Para satisfação de toda a comunidade, o nosso Padre Superior traz-nos de Lisboa um magnífico rádio. Deste modo ser-nos-á mais fácil seguir os acontecimentos.

1940 - 1950

7 de Janeiro de 1940
Todo o episcopado português se reúne durante oito dias no palácio, arranjado expressamente para a ocasião

2 de Junho de 1940
Inauguração oficial das grandiosas festas do duplo centenário da Fundação e da Restauração de Portugal. A Scholla Cantorum dos Olivais, à qual se uniram para a circunstância os pequenos cantores de Almada e Santarém canta o Te Deum na Catedral e consegue um dos seus mais brilhantes sucessos.

27 de Setembro de 1940
O Padre João Filipe de Castro de Nova Goa, designado por Sua Eminência como Director Espiritual do Seminário, vem tomar o seu lugar no meio dos superiores de que foi aluno nesta mesma casa.

Janeiro de 1943
Primeiro número da Revista dos Alunos do Seminário de Cristo Rei – Olivais, Novellae Olivarum. A primeira equipa contava com José Corrêa de Sá (director), José Honorato Gomes Rosa (redactor), António Soares Onofre (editor) e João Carlos de Miranda (propriedade e administração).

20 de Setembro de 1945
Nomeação do Cónego José Amaro Teixeira para Vice-Reitor do Seminário, aquando da partida do Monsenhor Pereira dos Reis para Roma. Cessação da missão de Vice-Reitor do Padre Pascal Piriou, SS. CC..

1950 - 1960

23 de Outubro de 1956
Bênção e inauguração do campo de futebol.

24 de Outubro de 1956 
Sagração do altar do Oratório, integrada nas festas jubilares de Sua Eminência o Cardeal Patriarca.

9 de Outubro de 1958
Com os princípios do mês de Outubro viemos ao conhecimento da grave doença do Santo Padre. A dolorosa notícia da morte de Sua Santidade, que encheu de luto toda a Igreja, foi especialmente sentida no Seminário.

28 de Outubro de 1958
Viveram-se durante o Conclave momento de ansiosa expectativa. Ouviram-se os relatos que a Rádio Vaticana fazia do final dos escrutínios, e foi assim que pudemos ouvir a voz do Eminentíssimo Cardeal Canalli anunciar ao mundo a eleição de João XXIII e receber a primeira bênção de Sua Santidade, no fim do que, na Capela, se cantou o Te Deum. O nosso Seminário passou a honrar-se de ter recebido já a visita de alguém que viria a ocupar o sólio de São Pedro.

16 de Abril de 1959 – Tivemos o prazer de ouvir o conhecido professor da Sorbonne Jean Guitton, que veio a Portugal fazer uma série de conferências. O tema que versou no Seminário foi “Le problème de la Religion chez Bergson”.

17 de Maio de 1959
Inauguração do Monumento a Cristo-Rei em Almada.

25 de Setembro de 1959
Nomeação do Cónego José Amaro Teixeira para pároco de São Mamede, em Lisboa. Nomeação do Monsenhor Cónego D. João Filipe de Castro (Nova Goa) para Reitor do Seminário.

1960 - 1970

13 de Maio de 1960
Faleceu em Singeverga aquele que foi Ilustríssimo Reitor desta casa, sacerdote exemplar, amigo precioso para todos os que dele se abeiraram, pessoa de inteligência extremamente lúcida e de brilhante intuição, grande propulsor do Movimento Litúrgico no Patriarcado de Lisboa: Mons. Pereira dos Reis.

19 de Novembro de 1961
Audição promovida pela Academia de Santo António da magistral conferência sobre o próximo Concílio, pronunciada pelo Padre Yves Congar, O.P., no encerramento dos dias de estudo sobre o mesmo assunto.

8 de Outubro de 1962
Partida de Sua Eminência para o Concílio Ecuménico, acompanhado dos Senhores Bispos Auxiliares.

10 de Outubro de 1962
Véspera da abertura do Concílio Ecuménico: à noite vigília de oração.

11 de Outubro de 1962
Chegou o dia há tanto desejado! Se todos os dias, há três anos a esta parte, têm sido vividos em verdadeiro estado de Concílio, este de um modo particular… De manhã, às 7h30, assistimos pela TV ao maravilhoso espectáculo da abertura do Concílio, transmissão que terminou às 12h30.

20 de Dezembro de 1962
Nomeação de Dom Félix Nisa Ribeiro como primeiro Bispo titular de Tete. Aluno do Seminário pela Diocese de Portalegre entre 1935 e 1938, fora ordenado padre em 1940.

3 de Junho de 1963
O luto invade o Seminário! Perdemos o “Papa da Paz”, mas uma esperança nos anima: o Senhor está com os seus “até ao fim do mundo”.

21 de Junho de 1963
Passeio a Tróia, Setúbal – onde já se passou o dia. Ao atravessar as águas do Sado a expectativa com que tínhamos vivido desde o início do Conclave, tornou-se realidade: o “fumo branco” veio substituir o “fumo negro”: Habemus Papam!

28 de Setembro de 1963
O Senhor Reitor chamou a nossa atenção para o facto de o Seminário registar este ano a maior afluência de alunos, desde a sua fundação, com o que vivamente nos regozijámos. Somos, com efeito, ao todo 181.

7 de Março de 1965
Primeira Missa Cantada, segundo a reforma litúrgica.

27 de Setembro de 1965
Nomeação de Dom Júlio Tavares Rebimbas como Bispo titular do Algarve. Aluno do Seminário pela Diocese de Aveiro de 1939 a 1940 e de 1941 a 1945, fora ordenado padre em 29 de Junho de 1945.

1 de Outubro de 1966
Uma grande alegria nos tinha sido anunciada antes do regresso: tínhamos um novo Reitor – o Cónego Abílio Tavares Cardoso; e um Vice-reitor – o Padre José Maria Henriques. Entretanto Monsenhor D. João de Castro deixava o cargo de Reitor para ocupar o lugar de Pró-Vigário Geral do Patriarcado.

10 de Dezembro de 1966
Com muita alegria para todo o Seminário, o Senhor Cónego Manuel Franco da Costa de Oliveira Falcão é nomeado bispo titular de Telepte e auxiliar do Patriarca de Lisboa. Antigo aluno entre 1945 e 1951 e formador do Seminário, fora ordenado padre em 29 de Junho de 1951.

8 de Janeiro de 1967
Ordenação episcopal de Dom António dos Reis Rodrigues, titular de Madarsuma e auxiliar do Ordinário Castrense. Aluno do Seminário entre 1942 e 1947, fora ordenado padre em 1 de Março de 1947 na Capela do rés do chão do pavilhão A.

22 de Janeiro de 1967
Festa de São Vicente. Sagração do Senhor Dom Manuel Falcão.

3 de Maio de 1967
A imprensa noticia a vinda do Santo Padre a Fátima

10 de Outubro de 1967
O Senhor Patriarca quis estar connosco nas primeiras horas. A sua preocupação dominante em relação ao Seminário, uma vez mais se manifestou: o Seminário tem de formar padres segundo a imagem de Jesus Cristo. Toda a renovação só tem sentido dentro desta perspectiva central.

25 de Novembro de 1967
A tragédia das cheias de marcou-nos profundamente nesta primeira época. Durante vários dias estivemos presentes onde podíamos ser úteis a alguém.

28 de Fevereiro de 1968
O Padre José Honorato Gomes Rosa passou deste mundo para o Pai.

3 de Outubro de 1968
Nomeação do Padre José Mendes Serrazina para Vice-Reitor do Seminário.

1970 - 1980

3 de Outubro de 1970
Nomeação do Padre José da Cruz Policarpo para Reitor do Seminário.

21 de Maio de 1971
Última celebração presidida pelo Cardeal Patriarca Dom Manuel Cerejeira no Seminário dos Olivais: ordenação do Padre Saúl de Sousa e última celebração da prima tonsura e das ordens menores.

Início do ano 1972/1973
Separadamente e de diversos pontos do país e do estrangeiro foram chegando os onze alunos que vão constituir a população fixa deste Seminário, para além dos superiores e empregados. Um facto que me parece inédito, é ser o número dos novos mais elevado que o dos antigos. Somente 4 dos 11 eram já alunos desta casa. É grande a esperança que os responsáveis pela nossa formação dizem depositar neste pequeno grupo e isso reflecte-se num ambiente de franca amizade e à-vontade que se criou. Esta mesma mensagem de esperança foi-nos afirmada pelo Senhor Patriarca de Lisboa, Dom António Ribeiro, num encontro que tivemos, logo no princípio do ano. Mas voltemos atrás para designar quem, de padres e alunos, constitui o Seminário dos Olivais no ano de 72/73: à frente encontra-se o Reitor, Padre José da Cruz Policarpo que forma equipa com o Padre José Vicente e Padre Carlos Pessoa Paes.

1974
Logo no início do ano, e com a ausência do Senhor Reitor (que acompanhava então o Senhor Patriarca, como teólogo, no Sínodo dos Bispos em Roma) a nossa comunidade deu-se conta (já no prolongamento de reflexões antigas) do problema que constituía o facto de a nossa casa ser muito grande e nós, grupo ainda pequeno, ocuparmos apenas uma parte reduzida do edifício. De imediato foi do consenso geral fomentar a reflexão e, suspendendo juízos e sugestões, dar parte dela ao nosso bispo, o Senhor Patriarca então ainda em Roma, e foi o que fizemos. Como resultado desta nossa atitude, tivemos uma visita do Senhor Patriarca (por sinal a primeira deste ano, logo após o seu regresso de Roma) na qual conversou connosco e, evitando pronunciar-se sobre a nossa atitude em si mesma (a qual, reconhecemos mais tarde em reflexão comunitária, foi falha de delicadeza) não regateou abrir-se acerca do problema que nos preocupava, e anunciou para breve soluções concretas: uma cedência, por aluguer, de um dos pavilhões à Universidade Nova de Lisboa

18 de Março de 1974
Nomeação de Dom Francisco Antunes Santana para Bispo titular do Funchal. Aluno do Seminário entre 1942 e 1948, fora ordenado padre em 29 de Junho de 1948.

26 de Maio de 1974
Ordenação episcopal de Dom Aurélio Granada Escudeiro, titular de Drusiliana e coadjutor sem direito de sucessão de Angra do Heroísmo. Antigo aluno do Seminário pela Diocese de Portalegre-Castelo Branco, fora ordenado padre em 17 de Janeiro de 1943.

20 de Novembro de 1974
Nomeação de Dom Óscar Lino Lopes Fernandes Braga para Bispo titular de Benguela. Aluno do Seminário pela Diocese de Malanje entre 1962 e 1964, fora ordenado padre em 26 de Julho de 1964.

1975
Nas férias do Verão, um bom número dos nossos seminaristas, juntamente com o Padre Albino Cleto, Padre Armando Duarte e Padre Carlos Paes partiu para Roma, em peregrinação de Ano Santo.

23 de Novembro de 1975
Dia grande para a Igreja do Patriarcado de Lisboa: na Sé, em celebração litúrgica presidida pelo Senhor Patriarca, Dom António Ribeiro, foi ordenado Bispo o Senhor Dom João Alves, titular de Scala e auxiliar do Bispo de Coimbra. Aluno do Seminário entre 1945 e 1951, o novo Bispo foi ordenado padre em 29 de Junho de 1951.

4 de Abril de 1976
Ordenação episcopal de Dom António dos Santos, titular de Tabbora e auxiliar do Bispo de Aveiro. Aluno do Seminário pela Diocese de Aveiro entre 1952 e 1956, fora ordenado padre em 1 de Julho de 1956.

7 de Maio de 1977
Esta data assinala o primeiro encontro no Seminário para a preparação da inesquecível e histórica ida à Terra Santa.

1 de Agosto de 1977
Cabe agora uma palavra de referência e merecida memória à eminente, grandiosa e marcante figura do Senhor Cardeal Cerejeira, falecido santamente na Casa de Retiros do Bom Pastor (Buraca), onde se exilara voluntariamente para preparar os derradeiros anos da sua vida.

15 a 31 de Agosto de 1977
Desenrolou-se a histórica peregrinação à Terra Santa. A peregrinação foi um êxito; êxito de programação, de informação histórica e cultural (sobretudo arqueológica) e também um êxito do ponto de vista espiritual.

31 de Maio de 1978
Grande nova: o Senhor Reitor, Padre José da Cruz Policarpo, acaba de ser eleito Bispo titular de Caliábria e auxiliar do Patriarca de Lisboa. Antigo aluno do Seminário entre 1955 e 1961, o Senhor Reitor foi ordenado Padre em 15 de Agosto de 1961.

29 de Junho de 1978
Na tarde deste dia, tendo acorrido uma impressionante enchente de fiéis dos mais variados pontos da cidade de Lisboa, do Patriarcado e das dioceses vizinhas, estando presentes algumas centenas de Padres e a quase totalidade do episcopado realizou-se a ordenação episcopal do Senhor Dom José da Cruz Policarpo.

15 de Julho de 1978
Nomeação do Padre Carlos Paes para Vice-Reitor do Seminário.

26 de Agosto de 1978
Após a dolorosa notícia da morte de Paulo VI, ocorrida às 20h40 do dia 6 de Agosto, o Senhor deu à Igreja um novo Papa no dia 26 de Agosto ao cair da tarde, na pessoa de Albino Luciani, até então Patriarca de Veneza, que tomou o nome de João Paulo I.

14 de Outubro de 1978
Reúnem-se novamente os Cardeais em Conclave. Volvidos dois dias, às 17h18 do dia 16 escolhem dentre eles o Cardeal Karol Wojtyla, natural da Polónia e Arcebispo de Cracóvia que tomou por nome João Paulo II.

31 de Janeiro de 1979
Este nosso Seminário veste-se de gala para celebrar o centenário do nascimento de Monsenhor Pereira dos Reis – o Monsenhor Reitor – figura insigne de Padre e educador, de que todos temos muito a aprender.

1980 - 1990

1 de Junho de 1980
A nossa diocese já tem um dia: o “Dia da Igreja Diocesana”. Convocados pelo nosso Bispo, o Senhor Patriarca, através das várias comunidades paroquiais, religiosas e movimentos de espiritualidade do Patriarcado, entre 3.500 e 4.000 pessoas se reuniram no Seminário dos Olivais – ocupando sobretudo a quinta e o jardim – para, ao longo de todo o dia, se encontrarem com a realidade da Igreja Diocesana.

5 de Julho de 1981
Morreu o Padre Dr. Manuel Luís. A Missa foi às 15h00, seguindo o funeral para Turquel, sua terra natal.

24 de Outubro de 1981
Comemoração do Cinquentenário do Seminário dos Olivais.

13 a 15 de Maio de 1982
Visita a Portugal do Santo Padre João Paulo II.

22 de Janeiro de 1983
A Igreja de Lisboa esteve hoje em festa! Celebrou a solenidade do seu padroeiro, o mártir São Vicente, e também hoje foi ordenado um novo bispo auxiliar para o seu serviço. É Dom Albino Mamede Cleto, titular de Elvira. Aluno do Seminário entre 1953 e 1959, fora ordenado padre em 15 de Agosto de 1959.

16 de Agosto de 1983
O Seminário está de luto. Vitimada por doença cancerosa, morreu inesperadamente a D. Eduarda Varela, chefe do pessoal da nossa casa, e que já há muitos anos partilhava connosco a sua vida de leiga, inteiramente consagrada ao serviço do Senhor.

19 de Março de 1985
Fomos até São José de Caparide, celebrar o seu Padroeiro e a inauguração oficial do Seminário.

13 de Agosto de 1989
Nomeação do Cónego Manuel José Macário do Nascimento Clemente para Vice-Reitor do Seminário.

1990 - 2000

25 de Março de 1997
Nomeação de Dom José da Cruz Policarpo Arcebispo Coadjutor do Patriarcado de Lisboa.

14 de Agosto de 1997
Nomeação do Cónego Manuel José Macário do Nascimento Clemente para Reitor, e do Padre Francisco José Tito Espinheira para Vice-Reitor do Seminário.

24 de Março de 1998
Falecimento do Cardeal Patriarca Dom António Ribeiro e sua sucessão por Dom José da Cruz Policarpo, décimo sexto Patriarca de Lisboa.

17 de Maio de 1998
Ordenação episcopal de Dom Tomaz Pedro Barbosa da Silva Nunes, titular de Elvas e auxiliar do Patriarca de Lisboa. Antigo aluno do Seminário, fora ordenado padre em 4/11/1973.

29 de Maio de 1998
Octogésimo aniversário do Cónego José Ferreira, mestre de liturgia e música sacra de inúmeras gerações de seminaristas dos Olivais, assinalado com um número especial da Novellae Olivarum.

29 de Maio de 1999
Ordenação Episcopal de Dom António José Cavaco Carrilho, titular de Tamalluma e auxiliar da Diocese do Porto. Aluno do Seminário, pela Diocese do Algarve, entre 1959 e 1965, fora ordenado padre em 28 de Julho de 1965.

2000 - 2010

22 de Janeiro de 2000
Ordenação episcopal de Dom Manuel José Macário do Nascimento Clemente, titular de Pinhel e auxiliar do Patriarca de Lisboa, continuando a ser reitor do Seminário. Aluno do Seminário entre 1972 e 1978, fora ordenado padre em 29 de Junho de 1979.

15 de Dezembro de 2002
Ordenação episcopal de Dom Manuel da Rocha Felício, titular de Aquae Flaviae e auxiliar do Patriarca de Lisboa. Antigo aluno do Seminário pela Diocese de Viseu, fora ordenado padre no mesmo dia de 1973.

22 de Abril de 2004
Aprovação dos estatutos e concessão de personalidade jurídica privada à Associação Monsenhor Pereira dos Reis por Dom José Alves, Bispo Auxiliar de Lisboa e Vigário Geral.

2 de Abril de 2005
Ordenação episcopal de D. Carlos Azevedo, Bispo titular de Belali e Auxiliar do Patriarcado de Lisboa. Neste dia de festa, recebemos a notícia da morte do grande Papa João Paulo II, aos 84 anos.

19 de Abril de 2005
Conclave reunido em Roma elege o eminente teólogo Joseph Ratzinger como novo Papa, tomando o nome de Bento XVI.

29 de Junho de 2005
Nomeação do Padre Nuno Brás da Silva Martins para Reitor do Seminário.

6 a 13 de Novembro de 2005
Terceira sessão do Congresso Internacional para a Nova Evangelização, realizada em Lisboa.

27 de Setembro de 2006
Dedicação do novo altar do Oratório, no centro da assembleia, pelo Cardeal Patriarca Dom José da Cruz Policarpo.

22 de Fevereiro de 2007
Nomeação de D. Manuel Clemente como Bispo da Diocese do Porto.

Setembro de 2007
Peregrinação dos alunos e padres formadores a Roma, por ocasião dos 75 anos do Seminário, com mensagem do Papa Bento XVI na audiência-geral.

30 de Março de 2008
Ordenação episcopal de D. Joaquim Mendes, nomeado Bispo titular de Caliabria e Auxiliar do Patriarcado de Lisboa.

Abril de 2008
Reunião Internacional da Revista Communio no Seminário dos Olivais.

28 de Abril de 2008
O Seminário acolhe um seminarista da diocese de Cochim. Assim, passamos a ter seminaristas das dioceses de Lisboa, Santarém, Funchal, Minfelo e Santiago (Cabo Verde) e Cochim (Índia).

28 e 29 de Janeiro de 2009
Participação do Seminário na Assembleia do Presbitério de Lisboa, em Fátima.

3 de Fevereiro de 2009
Morte de D. António dos Reis Rodrigues, bispo titular de Madarsuma e auxiliar do Patriarcado de Lisboa. Fora aluno do Seminário entre 1942 e 1947.

19 de Junho de 2009
Início do ano Sacerdotal, por ocasião dos 150 anos da morte de S. João Maria Vianney.

Junho e Julho de 2009
No encerramento do ano Paulino, foram ordenados novos sacerdotes: Carlos Pinto (Lisboa), Moisés Jiménez (Lisboa) e Ricardo Ferreira (Lisboa). Ricardo Freitas (Funchal), Hugo Gomes (Funchal), Luís Pedreiro (Funchal) foram ordenados diáconos.

2010 -

11 a 14 Maio de 2010
O Papa Bento XVI visita Portugal, incluindo o Patriarcado, celebrando Missa no Terreiro do Paço diante dezenas de milhares de fiéis. Reza Vésperas com os sacerdotes, seminaristas e religiosos em Fátima.

Junho e Julho de 2010
Entre os alunos finalistas do Ano Pastoral, foram ordenados novos sacerdotes e diáconos neste ano civil: Ángel Cárceles Pizarro, António Barbosa, David Pernas, Miguel Pereira, Nuno Fernandes (Lisboa), Ricardo Pinto (Santarém) e Roberto Aguiar (Funchal).

1 de Setembro de 2010
Morte de D. Tomaz Silva Nunes, bispo titular de Elvas e auxiliar do Patriarcado de Lisboa. Fora aluno do Seminário até 1973.

Setembro de 2010
O Seminário passa a acolher os alunos das dioceses de Aveiro e Leiria-Fátima. Assim, passamos a ter seminaristas das dioceses de Lisboa, Santarém, Funchal, Mindelo e Santiago (Cabo Verde), Cochim (Índia), Aveiro e Leiria-Fátima.

19 de Março de 2011
Início das celebrações do Jubileu Sacerdotal do Cardeal Patriarca, D. José da Cruz Policarpo, no Seminário de S. José de Caparide.

4 de Abril de 2011
Ordenação episcopal de D. Ildo Fortes, nomeado bispo de Mindelo (Cabo Verde).  Era padre do Patriarcado e foi aluno do seminário até 1992.

Junho e Julho de 2011
Entre os alunos finalistas que concluíram o ano pastoral, foram ordenados novos sacerdotes e diáconos neste ano civil: Ivo Santos, Hugo Gonçalves, Fernando Escola, Marcos Castro, Rui Cantarilho (Lisboa), António Furtado e Samuel Costa (Cabo Verde), Ronald Vieira, Óscar Andrade, Luís Miguel Lira (Funchal).

10 de Outubro de 2011
Grande alegria cá no seminário, ao recebermos a notícia de que o nosso reitor, o Cón. Nuno Brás, foi nomeado bispo auxiliar do Patriarcado.

24 de Outubro de 2011
Celebração dos 80 anos do Seminário dos Olivais. Até à data passaram pelo seminário quase 1800 alunos, dos quais 1170 foram ordenados presbíteros.

20 de Novembro de 2011
Ordenação episcopal de D. Nuno Brás da Silva Martins, nomeado bispo titular de Elvas e auxiliar do Patriarcado de Lisboa. Foi aluno do Seminário até 1987, mais tarde membro da equipa formadora, sendo nomeado Reitor em 2005.

30 de Novembro de 2011
Dia de festa no Seminário: na presença do Cardeal Patriarca D. José Policarpo, o Pe. José Miguel Barata Pereira, antigo vice-reitor, toma posse como novo Reitor do Seminário dos Olivais.

Junho e Julho de 2012
Entre os alunos finalistas que concluíram o ano pastoral, foram ordenados novos sacerdotes e diáconos neste ano civil: Duarte Andrade e Sousa, David Palatino, Duarte Morgado, Salvatore Forte, Fernando Santos (Lisboa), Pedro Nóbrega, Paulo Silva, Rui Silva, Fábio Ferreira (Funchal) e Ramom Vergasta (Santarém).

11 de Setembro de 2012
Por decisão do Cardeal Patriarca, os alunos do 2º ano de Teologia prosseguem a formação no Seminário dos Olivais. A comunidade torna-se assim bastante numerosa, com mais de 50 alunos. O Seminário acolhe agora também os alunos da diocese de Portalegre-Castelo Branco.

11 de Outubro de 2012
Por ocasião dos 50 anos do início do Concílio Vaticano II, o Papa Bento XVI convoca o Ano da Fé

11 de Fevereiro de 2013
Em plenas férias de Carnaval, entre actividades pastorais e férias de curso, somos surpreendidos com o anúncio da renúncia do Papa Bento Bento XVI, que passa à condição de Papa emérito a 28 de Fevereiro.

13 de Março de 2013
Ao longo das semanas, fervilhou a expectativa por conhecer o novo Papa escolhido por Deus e pelos cardeais reunidos em conclave. A eleição de Jorge Mario Bergoglio, tomando o nome de Papa Francisco, foi recebida com entusiasmo por todos os alunos reunidos no Auditório Cardeal Policarpo a acompanhar em directo a emissão televisiva. É um marco deste Ano da Fé.

Março de 2013
Numa emocionante estreia do novo campo de futebol (pelado), o seminarista Edson Aniceto, da Diocese de Mindelo, Cabo Verde, teve a honra e a glória de marcar o primeiro golo.

29 de Junho de 2013
As ordenações sacerdotais em Lisboa marcam a despedida de D. José Policarpo como Patriarca de Lisboa. Concluíram o ano pastoral e foram ordenados novos sacerdotes e diáconos neste ano civil: Paulo Pires, Diogo Maleitas Correia, Thomaz Fernandez, Paolo Ciampoli, Bartolomeu Teixeira da Mota (Lisboa), Paulo Marques, Miguel Ângelo Ferreira (Santarém), Leonel Abrantes e Victor Cardoso (Aveiro).

7 de Julho de 2013
D. Manuel Clemente, antigo reitor do Seminário entre 1997 e 2005, toma posse como décimo sétimo Patriarca de Lisboa, celebrando Missa no Mosteiro dos Jerónimos com milhares de fiéis, numa belíssima cerimónia marcada igualmente pelo ambiente político tenso a nível nacional. Seguiu-se um jantar cá no Seminário, que acolheu o novo Patriarca com muito entusiasmo.

30 de Agosto de 2013
Deus chamou para junto de Si a Sua humilde serva D. Benedita, aos 104 anos de idade. Ela, que serviu os seminários da diocese durante toda a vida, amando e rezando pelos seminaristas.

3 de Dezembro de 2013
Após muitos anos a servir e viver no Seminário, o Cón. José Ferreira despediu-se de nós, para viver na Casa Sacerdotal. A sua presença era um sinal vivo da história desta casa e sente-se já a sua falta.

22 de Janeiro de 2014
Durante a Missa do dia de São Vicente, padroeiro da diocese de Lisboa, na Sé, o Patriarca D. Manuel Clemente anunciou a decisão de convocar um sínodo diocesano, na sequência da Exortação ApostólicaEvangelii Gaudium do Papa Francisco.

12 de Março de 2014
Em pleno retiro anual, pregado pelo D. António Couto no Seminário dos Olivais, recebemos a notícia da morte repentina do Patriarca emérito, D, José da Cruz Policarpo, que Deus chamou para junto de Si. O Seminário, intensamente tocado pelo ministério de D. José – reitor durante 37 anos – acompanhou todas as cerimónias fúnebres na Sé de Lisboa e S. Vicente, marcadas pela profunda oração e gratidão, beleza e serena esperança de Ressurreição.

1 de Junho de 2014
O Seminário celebrou a ordenação episcopal de D. José Traquina, nomeado bispo titular de Ligura e Auxiliar do Patriarcado de Lisboa. O bom orgulho de ver um nosso director espiritual aceitar esta nova missão contagia todos os seminaristas em animada festa no seminário após a Ordenação.

29 de Junho de 2014
Concluíram o ano pastoral e foram ordenados novos sacerdotes e diáconos neste ano civil: Samuel Pulickal, Francisco Simões, Manuel Charumbo (Lisboa). Outros alunos concluíram o ano pastoral e agora colaboram nas suas dioceses: Pedro Barros, João Santos (Aveiro), José Alberto Vicente (Funchal) e Francisco Sanches (Cabo Verde).

Share This