SEMINÁRIO DE PENAFIRME

MELIOR EST GRATIA TUA QUAM VITA

IDENTIDADE


 

O Seminário de Nossa Senhora da Graça é o Seminário Menor do Patriarcado de Lisboa. Nele cada seminarista experimenta e amadurece a sua relação pessoal com Jesus Cristo, o estudo académico, a vida humana plena e a participação na comunidade.

Os seminaristas residem no Seminário, acompanhados por uma equipa de sacerdotes. Para além de serem alunos do Externato de Penafirme, parte do seu tempo é dedicado ao contacto com comunidades cristãs.

Comunidade que caminha, o Seminário de Penafirme acolhe rapazes que sejam alunos do ensino secundário provenientes quer do Patriarcado de Lisboa quer na vizinha Diocese de Santarém.

Ao dirigir-se aos seminaristas na sua viagem a Moçambique o Papa Francisco dizia: “Tu que ainda te interrogas ou tu que já estás a caminho duma consagração definitiva dar-te-ás conta de que «a ansiedade e a velocidade de tantos estímulos que nos bombardeiam fazem com que não haja lugar para aquele silêncio interior onde se percebe o olhar de Jesus e se ouve a sua chamada. Entretanto receberás muitas propostas bem confecionadas, que parecem belas e intensas, mas com o passar do tempo, deixar-te-ão simplesmente vazio, cansado e sozinho. Não deixes que isto te aconteça, porque o turbilhão deste mundo arrasta-te numa corrida sem sentido, sem orientação, nem objetivos claros, e deste modo se malograrão muitos dos teus esforços. Procura, antes, aqueles espaços de calma e silêncio que te permitam refletir, rezar, ver melhor o mundo ao teu redor e então sim, juntamente com Jesus, poderás reconhecer qual é a tua vocação nesta terra» (Francisco, Exort. ap. pós-sinodal Christus vivit, 277)”

Estas palavras cumprem-se em nós cada dia em que assumimos caminhar guiados pelo lema da casa: “A vossa graça vale mais que a vida” (Salmo 62,4).

Share This