SEMINÁRIO DE PENAFIRME

MELIOR EST GRATIA TUA QUAM VITA

IDENTIDADE


 

O Seminário de Nossa Senhora da Graça é o Seminário Menor do Patriarcado de Lisboa. Nele cada seminarista experimenta e amadurece a sua relação pessoal com Jesus Cristo, o estudo académico, a vida humana plena e a participação na comunidade.

Os seminaristas residem no Seminário, acompanhados por uma equipa de sacerdotes. Para além de serem alunos do Externato de Penafirme, parte do seu tempo é dedicado ao contacto com comunidades cristãs.

Comunidade que caminha, o Seminário de Penafirme acolhe rapazes que sejam alunos do ensino secundário provenientes quer do Patriarcado de Lisboa quer na vizinha Diocese de Santarém.

Na carta que escreveu aos seminaristas no Outono de 2010, o Santo Padre afirmou: “O Seminário é o período em que aprendereis um com o outro e um do outro. Na convivência, por vezes difícil, deveis aprender a generosidade e a tolerância não só suportando-vos mutuamente, mas também enriquecendo-vos um ao outro, de modo que cada um possa contribuir com os seus dotes peculiares para o conjunto, enquanto todos servem a mesma Igreja, o mesmo Senhor.”

Escritas para todos os seminaristas, estas palavras cumprem-se em nós cada dia em que assumimos caminhar guiados pelo lema da casa: A vossa graça vale mais que a vida (Salmo 62,4 )

Share This