PRÉ-SEMINÁRIO DE LISBOA

ESTÁGIO DE NATAL 2015


O estágio de Natal deste ano aconteceu entre os dias 18 e 20 de Dezembro à luz da vida de São Francisco. Durante o almoço houve uma convocatória para a batalha que Francisco estava a travar para a qual foi pedida a colaboração de todos os participantes do estágio. Depois de divididas as equipas houve uma sessão de treinos para a grande batalha que se avizinhava. Depois de acabados os treinos e do lanche tomado foi tempo de preparar o momento da Eucaristia. Passando em quatro postos distintos, pudemos com Francisco viver diferentes etapas: preparar as leituras e os cânticos para a celebração, celebrar o sacramento da reconciliação e fazer um compromisso para a construção da igreja. Depois do jantar foi tempo de ver um filme que retratava a história de Francisco até à reconstrução da igreja.

No Sábado foi tempo de uma visita ao convento do Varatojo onde estivemos com um irmão franciscano, o padre Nicolás, que nos falou um pouco sobre a espiritualidade franciscana e a vida no convento. Fizemos também uma oração da manhã no próprio capítulo e celebrámos a Eucaristia antes de regressarmos a Penafirme.

Depois de almoço dividimo-nos em equipas para preparar o presépio. Cada equipa ficou com uma personagem com a tarefa de aprender mais sobre ela e de a poder apresentar aos restantes grupos por meio de uma breve apresentação. Depois do lanche foi feita a apresentação das figuras do presépio e continuámos a ver o filme

que retratava a vida de São Francisco. Depois de jantar fizemos um pequeno jogo nocturno com o objectivo de salvarmos Clara das mãos do sultão para a levar para o convento, lugar ao qual pertencia já que o seu desejo era consagrar-se totalmente a Deus.

No Domingo de manhã começámos por jogar futebol ao qual se seguiram os banhos e arrumações. A manhã foi atribulada com a chegada daqueles que iriam participar no campanário e respectivos pais. Depois de uma breve síntese preparámos os cânticos para a Eucaristia. Ao meio-dia reunimo-nos todos na capela para celebrar a Eucaristia à qual se seguiu um almoço de Natal com toda a gente.

Lançado o desafio final partimos para casa na certeza de que aquele encontro marcou as nossas vidas.

Share This