PRÉ-SEMINÁRIO DE LISBOA

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE ABRIL


 

Nos dias 17 e 18 de abril o grupo de S. Tiago e S. Pedro encontrou-se no Seminário de Penafirme. Como não podia deixar de ser continuamos a olhar as obras de misericórdia, desafio que o nosso Papa Francisco nos lançou para este ano jubileu da misericórdia. Desta feita olhamos a obra espiritual: consolar os tristes.

Na catequese, olhamos a passagem da morte de Lázaro, visando sobretudo a atitude de Jesus. Depois identificamos algumas fontes de tristeza e valorizamos sobretudo a importância da presença, o fazer-se próximo no ato de consolar. Vimos como é importante identificar, “empalavrar” as nossas tristezas assim como é fundamental escutar o que outro nos diz, mergulhar no seu sofrimento. Acabamos pois este momento com um jogo ilustrativo em que o Lukas e o Pedro Lamas passaram com distinção. Ao fim da tarde, fizemos perscrutação da palavra seguida de missa.

À noite tivemos também um momento especial. Não esquecendo que estávamos em plena semana de oração pelas vocações, olhamos quatro vocações que são resposta às tristezas do mundo: a vocação monástica, a resposta silenciosa às desordens do mundo; a vocação sacerdotal, a cura para as feridas dos homens; a vocação matrimonial, consolo à solidão, abraçando um projeto a dois de toda a vida; a vocação religiosa, consolo da tristeza da finitude, sendo sinal de esperança que nos projeta para a vida em Deus.

Domingo do Bom Pastor foi iniciado com uma bela futebolada. Tivemos a presença de algumas famílias dos prés para a oração da manhã e para a Eucaristia. O nosso encontro acabou com o almoço, pois para alegria dos animadores, houve a ordenação de um amigo de seminário (Pe. Tiago Silva) em Leiria.

Share This