Instituições de leitores e acólitos
No passado dia 25 de março, dia da solenidade da Anunciação a Nossa Senhora, foram instituídos 11 seminaristas (8 leitores e 3 acólitos) do Seminário Maior dos Olivais.

As instituições são, sem dúvida, um passo importante rumo ao sacerdócio. Não se tratando de uma mera formalidade, elas são uma confirmação do caminho feito por cada candidato até então, na certeza que muitos outros passos faltam dar até se configurarem plenamente com Cristo Pastor.

Tive a graça, e trata-se mesmo de um dom de Deus, de ser instituído leitor no presente ano, e este acontecimento veio sublinhar algo que já tinha muito presente na minha oração: sou chamado a estar ao serviço! Ser instituído, em qualquer que seja o ministério, não se reduz à festa, mas acentua a dimensão de serviço gratuito que cada candidato é chamado a praticar em prol do povo a ele confiado. A instituição de leitor visa sublinhar a fulcralidade da Palavra de Deus, do quão urgente é anunciá-la e vivê-la na própria vida. Se assim o é para o ministério do leitorado, com maior grau de razão o é na receção do ministério do acolitado.

É nesta firme certeza que recebi o ministério de leitor e é na mesma certeza que procuro exercê-lo aqui no seminário, comunidade primeira a que sou enviado para ser anunciador da palavra de Deus, pela minha própria forma de viver.
Assim Deus nos ajude, a mim e a todos quantos exercem ministérios na Igreja, a saber que somos chamados a servir de forma gratuita, como Cristo fez durante toda a sua vida terrena.

Fábio Alexandre, seminarista do 4º Ano do Patriarcado de Lisboa, abril de 2020

Share This