coro do seminário

Música Litúrgica

No Seminário do Olivais, guardamos no coração algo que o Cardeal Cerejeira disse uma vez aos alunos do Seminário que iriam ser ordenados no ano de 1954, de entre os quais o saudoso Padre José Ferreira:

 «Não deixem morrer o amor à liturgia, que era uma flor desta casa, e coisa nova em Portugal».

É deste amor, vivido, ainda hoje, no Seminário dos Olivais, que brota o nosso cuidado e a nossa prática da música que, na Liturgia, não é mero adorno, mas verdadeiramente essencial.

Com efeito, o Concílio Vaticano II, na sua Constituição sobre a Sagrada Liturgia Sacrosanctum Concilium, expressa-se assim sobre a música sacra: «a tradição musical da Igreja é um tesouro de inestimável valor […] sobretudo porque o canto sagrado, intimamente unido com o texto, constitui parte necessária ou integrante da Liturgia solene» (SC 112). E sublinha ainda: «a ação litúrgica reveste-se de maior nobreza quando é celebrada de modo solene com canto, com a presença dos ministros sagrados e a participação ativa do povo» (SC 113).

Na vida litúrgica da nossa casa procuramos, de facto, que a música não seja um acrescento ocasional à Liturgia, mas que tome o lugar que lhe compete. E na música nela tocada e cantada, temos a graça e a missão de manter também a herança de muitas das composições do Padre Manuel Luís, antigo aluno e professor nos Olivais. No meio dos muitos outros cânticos escritos pelos grandes compositores que primeiro compuseram cânticos litúrgicos em língua portuguesa (Padre Azevedo Oliveira, Padre Carlos Silva, Padre Ferreira dos Santos, etc.), guardamos a obra musical do Padre Manuel Luís como um verdadeiro tesouro.

É com estas belas composições – parte delas pensadas para serem cantadas pelos seminaristas (especialmente a polifonia para vozes iguais) – que continuamos a celebrar o mistério da Páscoa, tornado presente e realizado no «aqui e agora» da Liturgia, seja nas Laudes e nas Vésperas, seja na Eucaristia, centro da nossa vida de Seminário.

Para que todo o Povo de Deus possa ir descobrindo connosco a nobreza e a beleza da boa música litúrgica, o Coro do Seminário dos Olivais gravou, ao longo das últimas décadas, muitos dos cânticos do Padre Manuel Luís. Esperamos, com este contributo, ajudar todos os cristãos a uma participação cada vez mais plena e ativa nas celebrações litúrgicas. Assim, cresceremos todos no amor a Deus e aos seus mistérios, no qual Ele próprio nos mergulha através da Liturgia da Igreja.

Não deixem morrer o amor à liturgia, que era uma flor desta casa, e coisa nova em Portugal.

Cardeal Manuel Gonçalves Cerejeira

Como ajudar?

Quero ajudar o Seminário
Share This