Associação monsenhor pereira dos reis

Formação litúrgica e pastoral

A Associação

A Associação Monsenhor Pereira dos Reis foi fundada a 22 de Abril de 2004, no seio da comunidade do Seminário dos Olivais, local onde está sediada. Foi colocada sob a égide de Monsenhor Pereira dos Reis, primeiro reitor deste mesmo Seminário, e sob o patrocínio de São Bento. Toda a comunidade de Seminário – seminaristas e padres da Equipa Formadora – faz parte desta Associação.

Segundo os estatutos que regem a AMPR, ela está, em primeiro lugar, “ao serviço do Seminário Maior de Cristo-Rei (Olivais), assumindo-se sempre como elemento pedagógico e em sintonia com a proposta formativa definida pela Equipa Formadora do mesmo Seminário”. Contudo, a sua acção não se encerra nos “muros do seminário”, mas procura promover a Liturgia, bem como a sua dignidade e tradição, a todo o Povo de Deus, a fim de que cada um tome cada vez mais consciência que a Liturgia “contribui em sumo grau para que os fiéis exprimam na vida e manifestem aos outros o mistério de Cristo e a autêntica natureza da verdadeira Igreja” (Sacrosanctum Concilium 2).

Partindo desta dupla missão de formar os seminaristas e também todo o povo cristão, a Associação Monsenhor Pereira dos Reis apresenta cinco fins que mais não são do que a explicitação daquilo que já referimos:

a) promover a qualidade e a dignidade do culto divino, segundo a tradição do Seminário dos Olivais;

b) formar o povo cristão em ordem a uma participação consciente, activa e frutuosa na Liturgia;

c) contribuir, como elemento pedagógico, para a formação dos seminaristas;

d) contribuir para o desenvolvimento e divulgação da arte sacra, em especial da música litúrgica;

e) subsidiar a aquisição de instrumentos e a realização de acções que promovam a formação sacerdotal dos membros da Associação.

Esta nossa missão é levada a cabo através de diversos meios, entre eles a gravação e publicação de CD’s de música litúrgica.

A Associação guarda ainda, no seu site, o arquivo da Revista Novellae Olivarum, uma antiga publicação dos alunos do Seminário dos Olivais. Todas as capas e índices desta publicação podem ser consultados aqui. É também possível adquirir exemplares da revista, bem como livros ligados à formação litúrgica aqui.

Monsenhor Pereira dos Reis

José Manuel Pereira dos Reis nasceu a 30 de Janeiro de 1879, na aldeia de Vermelha, concelho do Cadaval, em Lisboa. Com dez anos de idade entrou no Seminário Patriarcal de Santarém, sendo ordenado sacerdote a 19 de Novembro de 1903.

Tendo concluído os estudos na Faculdade de Teologia da Universidade de Coimbra, foi professor no Seminário de Santarém, secretário do Cardeal Mendes Belo e secretário da Cúria, colaborando com D. João Evangelista de Lima Vidal; foi pároco da Paróquia dos Anjos, em Lisboa, e ainda assistente eclesiástico da Juventude Católica de Lisboa.

Em 1931, foi nomeado Reitor do Seminário dos Olivais, cargo que ocuparia, numa primeira fase, até 1945. Deixou o Seminário entre 1945 e 1948 para desempenhar o cargo de conselheiro eclesiástico da embaixada de Portugal junto da Santa Sé, em Roma.

De volta a Portugal, regressou à reitoria do Seminário, onde permaneceu até 1951. No final desse ano, entra no Mosteiro de Singeverga, como oblato regular da Ordem de São Bento.

Desde cedo revelou bastante interesse e cuidado pela liturgia, e por isso foi uma figura ilustre do Movimento Litúrgico em Portugal.

Monsenhor Pereira dos Reis veio a falecer a 13 de Maio de 1960, com 81 anos de idade, em Santo Tirso.

Como ajudar?

Quero ajudar o Seminário
Share This