Rezar pelo Seminário

“Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Lc 10, 2)

A súplica é expressão do coração que confia em Deus, pois sabe que sozinho não consegue. Na vida do povo fiel de Deus, encontramos muitas súplicas cheias de ternura crente e de profunda confiança. Não desvalorizemos a oração de petição, que tantas vezes nos tranquiliza o coração e ajuda a continuar a lutar com esperança. A súplica de intercessão tem um valor particular, porque é um ato de confiança em Deus e, ao mesmo tempo, uma expressão de amor ao próximo. 

A quem se entrega generosamente à intercessão, podem-se aplicar estas palavras bíblicas: «Eis o amigo dos seus irmãos, aquele que reza muito pelo povo» (2 Mac 15, 14).

Francisco, Gaudete et Exsultate, 154

O Seminário é o coração da diocese. Aqui vivem aqueles rapazes que estão dispostos a escutar a voz de Deus e a discernir uma vocação sacerdotal ao serviço de Cristo e da Igreja. Aqui, formam-se os padres de amanhã. Por isso, o Seminário precisa da ajuda e do cuidado de todos.

A melhor forma de ajudar e de fomentar as vocações sacerdotais é rezar. Rezar pelos seminaristas e pelos padres que os acompanham. Rezar para que Jesus chame mais rapazes ao seu serviço. Se rogarmos insistentemente ao Senhor por mais vocações e pela perseverança e santidade dos seminaristas, certamente que o Senhor nos há-de atender e será muito generoso nas suas graças.

Convidamos todos a incluírem o Seminário nas suas orações habituais. Sozinhos, em família ou em paróquia, é bom rezar o terço, pedindo a Nossa Senhora que interceda pelas vocações sacerdotais. Ou, diante do Santíssimo Sacramento, suplicar a Jesus mais sacerdotes para o serviço da Igreja.

O Sector de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa promove ainda o Mosteiro Invisível Vocacional, uma comunidade silenciosa que se compromete nesta missão de cuidar das vocações, rezando e oferecendo-se por estas. Pode saber-se mais sobre esta iniciativa aqui:

Como ajudar?

Quero ajudar o Seminário
Share This